Como evitar cobrança de multas ADM pelas cias. aéreas? Eu te digo!

15 . julho . 2013

Olá meninos e meninas!

Tudo bem? Como passaram de final de semana?

Muita das vezes nos pegamos com uma inghrata surpresa ao receber faturas com cobrtanças de multa (ADM) por práticas consideradas de má intenção por parte das cias.aéreas e temos que pagar por tais práticas. Então, hoje venho relatar as práticas mais comuns cometidas por nós para que possamos evitá-las e sobrar mais din din no final do mês. rsrsrs

Segue a lista:

Reservas especulativas: Utilize o sistema de reservas somente para elaborar reservas reais. Não faça bloqueio de espaços.

Nomes fictícios (Fake Names): Insira sempre o nome e o sobrenome completo de todos os passageiros. Não insira nomes fictícios ou de teste, exemplo: TESTE/TESTE. Não utilize abreviações, fake names, iniciais ou nomes incompletos. Exemplo: SILVA/MR.

Reservas de grupos (Invalid Groups): Solicite sua reserva de grupos direto ao departamento de grupos em sua cidade ou região. Não faça reservas de grupos como, por exemplo: CONVENTION GRP/EMPRESA ABC. Tal prática será considerada como bloqueio de espaço e/ou nome fictício.

Reservas duplicadas (Duplicates): Por nenhum motivo efetue uma reserva sabendo que existe outra exatamente igual (mesmo passageiro, origem/destino e data), mesmo em sistemas GDS diferentes. Não duplique ou triplique segmentos em um mesmo PNR. Tal prática é frequentemente auditada e é passível de ADM, pois é cobrada pelo GDS da cia. aérea.

Segmentos Passivos: Não faça segmentos passivos. Os únicos sistemas GDS autorizados para tal procedimento são Galileo e Worldspan. Utilize somente as ferramentas Claim it e/ou Claim PNR. Os segmentos passivos são autorizados e serão auditados pelo sistema de reservas e cobrados via ADM à agência, consolidador e/ou operador gerador de tal prática.

Segmentos abertos (Open Segments): Sempre elabore reservas com segmentos de retorno, de acordo com a regra da tarifa aplicada. Algumas cias. aéreas não permitem segmentos abertos em suas tarifas Round Trip (RT) e muito menos em combinações
de tarifas One Way (OW) com Round Trip.

Segmentos pendentes de cancelamento (Cancel Pendings):Verifique suas filas frequentemente e atualize os segmentos negados ou cancelados pela cia. aérea. Isso significa que deverão ser atualizados os segmentos negados com status UC, UN, US, NO, HX, de acordo com os procedimentos estabelecidos pelo seu GDS.

Bilhetes emitidos em classes diferentes das reservadas: Sempre emita o bilhete de acordo com a classe reservada. Emitir bilhetes com classes diferentes das originalmente reservadas irá evitar que seu passageiro tenha qualquer inconveniente ao viajar.

Multas/Penalidades: Ao fazer alterações nas reservas por mudança de data, alteração de rota, alteração de horário de voo, etc, verifique sempre a regra da tarifado bilhete já emitido para poder informar ao passageiro se existe alguma penalidade. Verifique também se há diferença de tarifa a ser aplicada.

Bilhetes falsos: Nunca insira números de bilhetes falsos para manter suas reservas, pois o sistema fará a validação de todos os números de bilhetes. Caso algum bilhete auditado não seja válido, a cia. aérea cancelará a reserva automaticamente e isso poderá gerar ADM para o responsável pela reserva.

Contatos de passageiros: Registre sempre em suas reservas os contatos dos passageiros na origem e no destino. O objetivo é poder oferecer aos passageiros, em classe econômica ou executiva, um serviço de qualidade, mantendo-os informados sobre qualquer alteração em seus voos.

Mudança de nomes (Change Name): Algumas cias. aéreas não permitem troca de nomes em suas reservas. Havendo necessidade de alteração de nome e/ou sobrenome, uma nova reserva deverá ser efetuada e um novo bilhete emitido. A reserva original não utilizada deverá ser cancelada e o bilhete reembolsado.

Churning (Cancelar e reativar um itinerário mais de 4 vezes): Somente efetue alterações em uma reserva quando o passageiro solicitar. Alterações/cancelamentos frequentes em uma reserva ou PNR para um mesmo passageiro são consideradas Churning (a partir da quinta reativação de reserva em um mesmo PNR ou não).

 



Deixar um comentário

Newsletter

Fique por dentro das novidades do blog! Assine abaixo e receba as atualizações direto no seu e-mail!

Blush Viajante - Todos os Direitos Reservados - Copyright © 2024