Quero ser um Agente de viagens! Como é possível?

03 . outubro . 2014

Olá meus amigos viajantes!!!

Tudo bem com vocês?!

É muito comum após o retorno de viagens maravilhosas, os passageiros ficarem super encantados com o ramo do turismo e o prazer que ele proporciona e decidem entrar no ramo de viagens de cabeça. Mas muitos não sabem como faz, se pode, o que é necessário, então, pensando em você, que deseja trabalhar com sonhos,  que estou publicando este post e me colocando à disposição para retirar as dúvidas que surgirem.

Se a pessoa não tiver experiência, sim, tem que ter um estudo para trabalhar na área e ser bem sucedida, como em qualquer outra profissão. Mas hoje, no mercado, existem pessoas que não tem faculdade devido a estar na profissão há muitos anos, visto que, esta faculdade é recente, data de uns 14 anos aproximadamente. Mas eu recomendo sim a faculdade, pois hoje, são poucas as agências que te oferecerão muito conteúdo para te passar e fazer com que uma faculdade não se torne necessária. Hoje o mercado é muito rápido, e a maioria das empresas não estão treinando como se deveria, então, requer muito estudo independente, além da teoria dada na faculdade!!! Fazer cursos paralelos também ajuda muito, como geografia, inglês para turismo, cursos sobre destinos turísticos e etc.

Eu fiz segundo grau em turismo, e formei como técnica em 2003, no Colégio em Realengo, no bairro de mesmo nome, e em 2004, entrei na faculdade de Turismo & Hotelaria na Estácio de Sá, Campus Centro I, me formando em tecnóloga em 2006. Porém, considero mais proveitoso no meu dia a dia, o aprendizado obtido no meu 2º grau, pois tivemos matérias muito específicas e importantes, sobre a base do turismo e aviação, recebemos muito conteúdo importante, que hoje, me permitem concorrer de igual para igual, com muitos profissionais do ramo, com o triplo da minha experiência. Em paralelo fiz cursos de emissão de passagens, recreação para turismo, e outros.

Porém, a área de turismo é muito grande, eis alguns exemplos:

– Hotelaria ( Recepcionista, Setor de Reservas, Mensageiro, Garçom)
– Agências Receptivas ou emissivas e Operadoras de Turismo (Consultor/agente de viagens, Setor operacional, Setor de produtos e destinos, Emissor Aéreo, Promotor de Vendas)
– Guia de turismo – pode estar dentro de uma agência/operadora, ou trabalhar como autônomo)
– Museus (Monitor de museu)
– Restaurantes (Garçom)

Há de se pensar em qual área deseja trabalhar, lembrando que em sua grande maioria terá o contato com o público e as metas, que podem ser financeiras, de prazo ou de público. Um pré-requisito muito importante ao pensar em ingressar na área, seja em qualquer posto, é checar se concorda com pelo menos 3 (três) destes itens:

– Não sou tímida,
– Gosto de lidar com o público,
– Tenho aptidão com vendas,
– Sou dinâmica, Ex.: consigo realizar 2 tarefas ao mesmo tempo, atender um telefone, enquanto realizo uma reserva aérea ou hoteleira.
– Consigo cumprir prazos e lido bem as com cobranças,
– Sei trabalhar em grupo,
– Sou bom/boa em receber críticas, sabendo ouvir e respeitar a opinião alheia,
– Sou paciente,
– Sou segura, principalmente ao falar.

É sério, parece bobo, eu sei, mas se você obtiver pelo menos 3 destas características, já é meio caminho andado.Ao longo da minha carreira, treinei pessoas de vários perfis, e pude ir percebendo que muitos tinham boa vontade, e queriam aprender, mas não tinham o dom. Sim, tem que ter dom! O dom da venda, o dom de lidar com público, o dom da fala, o dom de pensar rápido para fornecer soluções aos clientes, o dom de ter calma diante dos problemas para que ele não se torne maior do que realmente é, e muito mais…

Já treinei uma pessoa que queria trabalhar elaborando proposta de pacotes, mas que odiava geografia e matemática. Então, era impossível ela trabalhar neste cargo, pois ela obrigatoriamente terá que ter ao menos uma noção de geografia, além de somar e multiplicar os valores das diárias e dos demais serviços que compõe um pacote turístico. Assim como, treinei uma pessoa super tímida, que a voz era trêmula ao falar um “Bom dia!”, seguido do próprio nome ao atender o telefone. Então, são pequenos detalhes que temos que avaliar para que possa se encaixar no cargo certo e ter satisfação, mas uma vez descoberto o seu talento nesta área magnífica e ampla, ficará apaixonado(a) e nunca mais terá que trabalhar, pois estará indo para a sua área de lazer todos os dias!

Espero que seja de grande ajuda e que em breve nos tornemos colegas de profissão!

Aproveite e conheça meu treinamento prático para agentes de viagens e seja um ótimo vendedor em 2 semanas: [email protected]

Um super beijo e até a próxima!

Ive Dourado



Deixar um comentário

Newsletter

Fique por dentro das novidades do blog! Assine abaixo e receba as atualizações direto no seu e-mail!

Blush Viajante - Todos os Direitos Reservados - Copyright © 2024