O que é um agente de viagens? #clienteconsciente

06 . agosto . 2015

Hey pessoal!

Voltando a série de perguntas sobre: o que vc faz? como é o seu trabalho? Pô, vc viaja pra caramba, né?! kkk

Eu vim “dismistificar” esta tão polêmica profissão: Agente de Viagens

Um bom agente de viagens é um conselheiro pessoal, psicólogo e especialista na arte e na ciência de viajar. Não só conhecemos as vantagens e desvantagens das várias formas de viajar, mas os preços e horários, sendo que, em muitos casos, atuamos como conselheiros visando ajustar os serviços de viagens de acordo com a personalidade do cliente.

Agente de viagens

Funções de um BOM agente de viagens:

Uma pessoa com este cargo, deve contar com conhecimentos e habilidades em:

* Planejar e elaborar itinerários individualmente, viagens individuais e viagens em grupo.

* Oferecer e vender viagens já organizadas por outras empresas ou elaborar o próprio roteiro visando atender a necessidade do cliente.

* Fazer as reservas necessárias em hoteis, moteis, restaurantes, aluguel de carros, visitas turísticas, traslados de passageiros e bagagens a determinados locais e hoteis,  entradas a espetáculos especiais, como festivais de música e teatros…

* Devem conhecer para aconselhar ao cliente, sobre os muitos detalhes que implicam uma viagem atualmente, tais como: seguro de bagagem e de viagens, material de apoio de idiomas, cheque/cartão de viagens, câmbio de moeda estrangeira, documentos necessários (vistos e passaportes) e requisitos médicos (imunizações e vacinas).

* Deve ter conhecimento sobre os horários de conexões entre trens, aviões, preços de hoteis, localização, características,  e se os preços incluem impostos e descontos locais. Estes 2 últimos, muito importantes e que a “internet” vem ocultando.

* Fazer  reservas para a realização de algumas atividades, como peregrinações religiosas, convenções, viagens de negócios, viagens gastronômicas e desportivas.

*E infelizmente, ultimamente, atender há uma minoria que acha que o nosso trabalho é só uma vitrine, e que não custa fazer um orçamento. Daí, o agente fornece as melhores informações para o “cliente” simplesmente sumir e não atender as ligações. Pois acredita que é mais barato comprar na internet, fato que nem sempre é verdade. Mas ainda que seja, a informação é um bem e que deve ser valorizado. Se não tem a intenção de comprar com o profissional, ao menos dê a ele o crédito e remuneração pelo trabalho prestado, sim, você pode não comprar com ele, mas por todo o levantamento dos melhores fornecedores, locais e serviços que ele lhe enviou, pode ser paga uma remuneração à combinar previamente ou uma gorjeta que seja. Pois sim, o nosso trabalho custa! Custa o nosso emprego no fim do mês (pois nenhum patrão quer um funcionário que só envia informações ao cliente e não dá retorno), a internet, o telefone para ligar para o hotel e conferir se ele irá aceitar o seu pet, se irá te proporcionar algum regalo para lua de mel, o cafézinho, o ar condicionado, aquela água bem geladinha, um belo sorriso no rosto para te receber, dentre outros mimos. Seja um #clienteconsciente, valorize quem trabalha para você! Sim, pois trabalhamos para você. Somos o seu agente de viagens, e isso é muito chique!

Além de ouvir e identificar a necessidade do cliente, a fim de elaborar a melhor viagem da vida dele. kkk E às vezes só ouvir. Sim, as vezes ele não quer comprar nada ou viajar, o seu cliente só quer conversar com você. E o bom agente de viagens se torna amigo!  Às vezes penso que a minha profissão é um pouco psicóloga e quer saber… Essa é a melhor parte!

Eu tenho um post ainda mais explicadinho sobre esta linda profissão que vale à pena conferir: http://wp.me/p3Znz8-k

Ah, e sobre viajar, é muito realtivo. Eu já viajei bastante, mas não tanto quanto gostaria. Isso vai depender da sua posição dentro da agência, alguns cargos requerem presença constante, onde não poderá se ausentar por muitos dias.

Você também poderá gostar de: http://wp.me/p3Znz8-j8
Bitocas,
Ive Dourado.


Deixar um comentário

2 Respostas para "O que é um agente de viagens? #clienteconsciente"

Luana Schinberger
14-08-2015 @ (17:16)

Uauuuu Ive que bavanaaaaaaa!
Vou confessar minha ignorância rsrs eu não sabia de tudo isso kkk pode rir da minha cara vai kkkkk
Meu que máximo, eu acho que se as pessoas soubesses na realidade tudo isso, iriam dar mais valor a um agente de viagens viu…certeza!
Amei conhecer um pouco mais 😉
Beijão gatonaaaaaa
Luh Schinberger

Blog Flor de Mulher

Responder

Ive Dourado
14-08-2015 @ (17:26)

Hey Lu!
Muito obrigada, feliz em te ver por aqui! Realmente, eu sempre que posso tento conscientizar o público e valorizar a minha profissão. Ela é linda!kkkk Sou suspeita para falar. Mas é verdade, muita gente não sabe da nossa importância.

Bjks!

Responder

Newsletter

Fique por dentro das novidades do blog! Assine abaixo e receba as atualizações direto no seu e-mail!

Blush Viajante - Todos os Direitos Reservados - Copyright © 2024