Regras de franquia de bagagem e outras mudanças importantes…

13 . dezembro . 2016

Hey pessoal!

Mudanças a vista. O Brasil vai mesmo seguir a tendência mundial de voos LOW COST, que significa BAIXO CUSTO, e como em muitos países da Europa e Estados Unidos, irá permitir a cobrança de taxas extras para franquia de bagagem e outros itens.

Um resumo de como é hoje:

Viagens domésticas, ou seja, dentro do Brasil: são permitidos despachar de graça até 23kg e levar como bagagem de mão mais 5kg.

Viagens internacionais: são permitidos despachar de graça 2 (duas) malas de até 32kg cada e levar como bagagem de mão mais 10kg.

Como vai ficar:

A partir de 14/03/2017, as companhias aéreas poderão cobrar pelo despacho de bagagem para voos nacionais e internacionais, sendo o valor e o peso de livre escolha para cada cia. aérea. Podendo inclusive, não cobrar. A única obrigação é que ao invés de 5kg de bagagem de mão gratuita,  deverão ser 10kg, aí já ajuda né?!

Os valores não terão regulamentação do governo, a única regra é quem tem que ficar claro na hora da venda, se o valor da passagem já inclui a bagagem ou se será paga a parte, então, redobrem a atenção na hora da compra.

A intenção é que as novas regras, assim como na Europa, reduzam o valor das passagens aéreas, mas isso pode não acontecer…

“A agência não pode dizer que os preços vão cair por conta de outros fatores, como a situação econômica do país, os custos do petróleo e a cotação do dólar. Mas o comportamento no mundo todo demonstra que isso se reflete em benefícios aos passageiros, afirmou Catanant.

De acordo com ele, as novas regras são mais justas com os passageiros que estão acostumados a viajar somente com a bagagem de mão. Segundo dados da agência, em 2015 foram 41 milhões de passageiros nessa situação –o que representa 35% do total.

Catanant afirma que o novo limite máximo de 10 kg para a bagagem de mão busca atender às necessidades da maioria dos passageiros. Hoje despacham, em média, 12 kg. Muitos já viajam só com a bagagem de mão e terão a garantia dos 10 kg, diz.”

Além do Brasil, outros quatro países no mundo obrigam as companhias a oferecer despacho de bagagem sem cobrança: Rússia, Venezuela, México e China. Os demais realizam a cobrança.

 

Outras mudanças

Com as novas regras, os passageiros também ganham:

  • o direito de desistir da compra da passagem em até 24 horas, desde que tenham sido adquiridas com, no mínimo, sete dias de antecedência da data do voo;
  • as companhias aéreas passam a ser obrigadas a divulgar os valores finais das passagens, com todas as taxas já incluídas;
  • a correção gratuita do nome por erros de grafia;
  • compensações se a empresa vender mais assentos do que a capacidade do voo, o chamado ”overbooking”.
  • Em caso de extravio de bagagem, a Anac retirou o valor mínimo de indenização, mas obriga que as empresas concedam uma ajuda de custo para a compra de itens essenciais. Por outro lado, o prazo máximo que as companhias têm para localizar a bagagem extraviada foi reduzido para sete dias nos voos nacionais.

Sinceramente, as outras mudanças, me chamaram mais atenção do que as bagagens em si e eu espero que o artigo tenha sido de grande ajuda e que os preços das passagens diminuam.

Uma bitoca!

 

ATUALIZAÇÃO 07/03/2017:

REGRAS DA LATAM: http://wp.me/p6D6wv-D6

REGRAS TAP: 

Em função das novas regras determinadas pela Anac sobre despacho de bagagens, a  TAP confirmou que a partir desta terça-feira (14) terá novas regras para bagagens de mão e despachada. Na Classe Econômica serão permitidas malas despachadas, desde que a soma das medidas exteriores (comprimento + altura + largura) de cada uma não exceda 158cm e o peso de cada uma não exceda 23kg, sem custo adicional. Na classe executiva serão permitidas duas malas despachadas, desde que a soma das medidas exteriores (comprimento + altura + largura) de cada uma não exceda 158cm e o peso de cada uma não exceda 32kg, sem custo adicional.

Já em relação a bagagem de mão na classe Econômica será permitido o transporte de um volume de até 8kg e  um volume de item pessoal de até 2kg, com peso máximo total de 10kg, sem custo adicional. Na classe executiva podem ser levados dois volumes de até 8kg cada, e um volume de item pessoal de até 2kg, com peso máximo total de 18kg, sem custo adicional. É importante ressaltar que, em ambas as classes, todos os serviços atualmente oferecidos pela TAP serão mantidos.

Arrumando a mala/bagagem

9 coisas que você precisa saber antes de viajar para os Estados Unidos



Deixar um comentário

3 Respostas para "Regras de franquia de bagagem e outras mudanças importantes…"

Blush Viajante » Blog Archive » LATAM – Nova franquia de bagagem
07-03-2017 @ (12:54)

[…] Entenda mais sobre as regras e mudanças, clicando aqui! […]

Savion
15-05-2017 @ (22:50)

What a great site indeed comments content news constantly up to date and qutylai,this site now and much faster high-quality and fast site that comments are always up to date, admin really want to thank us, it's thanks to such a beautiful site comments we gain knowledge we and listen from this site music

Responder


Ive Dourado Ive Dourado
junho 3rd, 2017 em 05:00
respondeu:

Thank you so much for your visit to Blush Viajante and for your comment. This will encourage me to move on. Come back as long as you can!
Kisses!

Responder

Newsletter

Fique por dentro das novidades do blog! Assine abaixo e receba as atualizações direto no seu e-mail!

Blush Viajante - Todos os Direitos Reservados - Copyright © 2017