P.I.D – O que é e onde usar?

11 . dezembro . 2014

Hey!

Como vai você?

Conforme o prometido, vim explicar o que é essa tal de PID. Calma, calma! Não é  M.I.B é P.I.D. kkk

PID – É a carteira internacional de habilitação que também poderá ser solicitada e é obrigatória nos países que fazem parte do tratado de reciprocidade da Convenção de Viena. Mas só terá validade se apresentada junto à carteira de habilitação original do país de procedência, ou seja, não adianta tentar fazer se já não for habilitado.

Então, vamos a explicação para quem mora no Estado do Rio de Janeiro, para quem não mora, procure o departamento de trânsito de sua cidade.

Documentos necessários:

  • original do documento de identificação contendo o registro da naturalidade (preferencialmente carteira de identidade);
  • original da Carteira Nacional de Habilitação;
  • original do comprovante de pagamento da taxa de serviço (Duda): (cod.:204-6) R$ 107,72.
  • original do passaporte (somente se o país de destino tiver como pré-requisito a apresentação do passaporte).

OBSERVAÇÃO:

Se você pagar o Duda em dinheiro, o serviço será agendado após 24 horas. Se for pago com cheque, somente seis dias depois.

PROCEDIMENTOS:

  • Pagar a taxa de serviço;
  • Agendar a entrega da documentação pelo site do Detran-RJ (clique aqui) ou pela Central de Atendimento. O agendamento, pela Central de Atendimento: 0800-0204041 (serviço gratuito somente para o interior) ou 3460-4040, 3460-4041 e 3460-4042 de segunda a sexta, das 6h às 24h e aos sábados das 8h às 18h;
  • Comparecer ao posto no dia e horas marcados, com a documentação necessária.

OBSERVAÇÃO:

  1. Caso a CNH do cliente esteja vencida, será preciso solicitar o serviço de Renovação do documento antes da emissão da PID.
  2. O cliente que possui carteira sem foto deve solicitar um novo documento, com foto, conforme modelo atual, antes da emissão da PID.
  3. Antes de solicitar a PID, o condutor com CNH emitida em outro estado do Brasil deve providenciar, no próprio Detran-RJ, a transferência do cadastro para o estado do Rio de Janeiro. Depois de concluída a transferência, o próximo passo é requerer a emissão de nova CNH pelo Detran-RJ. Em seguida, o motorista pode solicitar a PID.
  4. A PID é a cópia fiel da CNH. Caso o condutor necessite alterar algum dado da carteira nacional, será preciso, primeiro, solicitar a atualização da CNH por meio do serviço de Alteração de Dados.
  5. A PID não substitui a CNH em território Nacional.

Clique aqui para ver a lista dos países que solicitam a PID.

Fonte: Detran-RjUm abraço!Ive Dorado.

Quem escreve: Ive Dourado é turismóloga, formada pelo Colégio Realengo e Universidade Estácio de Sá. Na ativa como consultora de viagens desde 2004. Comanda o blog BlushViajante desde 2013, onde divide as suas experiências e auxilia os viajantes abordando os mais diversos temas do universo turístico. Tem alguma dúvida? Que ler sobre um tema em especial? Mande-nos sua pergunta, crítica ou sugestão para: [email protected]. E se sentir saudades, ela está no Youtube postando vídeos 1 vez por semana, no canal BlushViajante.



Deixar um comentário

Newsletter

Fique por dentro das novidades do blog! Assine abaixo e receba as atualizações direto no seu e-mail!

Blush Viajante - Todos os Direitos Reservados - Copyright © 2024