Os números do Blush em 2014!

30 . dezembro . 2014

Olá!!!

Os duendes de estatísticas do WordPress.com prepararam um relatório para o ano de 2014 do nosso querido BlushViajante. Vamos conferir?!

Aqui está um pequeno resumo:

Um comboio do metrô de Nova Iorque transporta 1.200 pessoas. Este blog foi visitado cerca de 4.100 vezes em 2014. Se fosse um comboio, eram precisas 3 viagens para que toda gente o visitasse.

Que máximo, não?!    Clique aqui para ver o relatório completo 

Obrigada por fazerem parte disso, devo tudo à vocês!!!

Um grande abraço,Ive Dourado.

Aluguel de carro – Dúvidas frequentes!!!

12 . dezembro . 2014

Olá Amadinhos!!!!!

Tudo xóia?!

Hoje trago um assunto muito polêmico, locação de carro, temos que prestar a maior atenção, pois são muitos os detalhes.

Para alugar um automóvel é necessário que o locatário seja maior de 21 anos (idade a partir da qual já se responde por  responsabilidade civil), tenha habilitação por pelo menos 2 anos, e porte um cartão de crédito em seu nome, que será necessário para caução/garantia, depende do modelo do veículo, bem como o período do aluguel de carro. Se a locação for no exterior, o cartão deverá ser internacional.

Carteira de motorista
Os locatários devem apresentar a carteira de habilitação do país de sua procedência, com data de expedição de no mínimo, 1 (um) ano (dois anos para locações no Brasil).

PID – Permissão Internacional para dirigir
É a carteira internacional de habilitação que também poderá ser solicitada e é obrigatória nos países que fazem parte do tratado de reciprocidade da Convenção de Viena. Mas só terá validade se apresentada junto à carteira de habilitação original do país de procedência, ou seja, não adianta tentar fazer se já não for habilitado. Consulte aqui a lista de países que exigem esta documentação. E para saber como tirar a sua PID e maiores detalhes, clique aqui! 

Idade dos motoristas
Se você tem menos de 25 ou mais de 70 anos de idade, aconselhamos que se informe com a nossa central de
reservas. Algumas restrições de idade podem ser aplicadas em certos destinos, e também, em alguns casos, existe
uma taxa para motoristas menores de 25 anos.

Período de aluguel
Nos EUA, Europa, Brasil e Austrália o período mínimo é de um dia. O período máximo de aluguel pode variar de
acordo com o destino. Os preços de aluguel baseiam-se em períodos de 24 horas. Caso deseje prolongar o período e aluguel após receber o carro, ou devolver o carro após a data reservada, terá que pagar diretamente a diferença ao preço da tarifa local, a qual poderá ser superior aos preços de pré-pagamento.

Posso rebocar um carro alugado?

Não. Reboque é uma violação do contrato de aluguel e não é permitida em qualquer circunstância.

Poderá alguém que não seja eu próprio conduzir o carro?
Sim, você pode solicitar um motorista adicional, mas atenção. O motorista deve atender a todos os requisitos de
aluguel de um veículo, assinar o contrato de locação, apresentar carteira de habilitação válida e poderá ser cobrada uma taxa extra por diária ou pelo período de locação.

Quais são os requisitos para uma locação?
Para alugar um automóvel é necessário que o locatário seja maior de 21 anos (idade a partir da qual já se responde por responsabilidade civil), tenha habilitação por pelo menos 2 anos, e porte um cartão de crédito em seu nome, que será necessário para caução/garantia, depende do modelo do veículo, bem como o período do aluguel de carro.

O que acontece se eu largar o carro em um local diferente daquele indicado?
A possibilidade de devolver o carro em outra localidade é oferecida na maioria das lojas, mas é cobrada uma taxa de retorno do automóvel. Entre em contato com a nossa central de reservas para maiores esclarecimentos.

O que acontece se eu devolver o carro mais tarde?
Na maioria dos casos, retornos com menos de 1 hora de atraso não será cobrada hora extra. Após 61 minutos de
atraso será cobrada um taxa extra. Devoluções com mais de 3 horas, normalmente resultará em cobrança de outra diária. Na Europa devoluções com mais de 29 minutos de atraso resultará em cobrança de diária adicional.

E se eu tiver um problema com o carro?
No caso de problemas mecânicos ou acidentes envolvendo o veículo alugado, é importante que seja comunicado de imediato à Locadora, e em caso de acidente, à policia. A autorização para obter um carro de substituição ou efetuar reparações terá que ser dada pela Locadora, cujo nome, endereço e contatos telefônicos serão fornecidos, constando no voucher e no contrato de aluguel. É imprescindível guardar cópias de todos os documentos, pois poderão ser solicitados pela companhia de seguros.

Há segredos pra dirigir um carro automático?
Há, mas em termos. Se você nunca dirigiu um, prepare-se para estranhar a ausência de embreagem. Os momentos mais perigosos são justamente os primeiros metros do pátio da empresa até o primeiro sinal luminoso. A tendência é apertar até o fundo o “pedal fantasma” da embreagem, que está ali para reduzir a marcha. Só que aquele pedal é o freio. O estranhamento dura só alguns minutos. Poucas milhas mais tarde, você já estará manejando as letras P (parking, estacionar), R (ré), N (neutro, ponto morto) e D (drive, dirigir). E precisa. Cerca de 95% da frota americana para locação são carros automáticos.

Qual é a política de condução off – road?
Off-road utilização constitui uma violação do contrato de aluguel. Os veículos são preparados somente para estrada.

O que qualifica como um aluguel de “fim de semana”?
Geralmente, carros retirados após o início da tarde de quinta-feira até domingo são qualificados como Fim de
Semana.

IMPORTANTE:

Na hora de reservar o seu carro, tenha certeza de que  incluiu todas as principais proteções, o que normalmente já é feito pelas agências de viagens. Caso afirmativo, tome muito cuidado ao assinar o contrato do carro na hora da retirada, confira se não há nenhum valor descrito no corpo do contrato, diferente do que consta no seu voucher dado pela agência, pois tem sido crescente o número de reclamações e dúvidas que recebo, principalmente quando nas principais locadores de Miami e Orlando, onde os atendentes oferecem algumas proteções adicionais, portanto opcionais, alegando que o seguro não está incluído na reserva feita no Brasil, e mesmo quando negamos a contratação, eles a colocam em seu contrato e assinamos sem perceber, só notando o erro quando chega a cobrança de seu cartão de crédito. E detalhe, não conseguimos estorno no Brasil, pois afinal o cliente assinou o contrato. Roubada, não?!

Abraços!

Ive

 

 

Quem escreve: Ive Dourado é turismóloga, formada pelo Colégio Realengo e Universidade Estácio de Sá. Na ativa como consultora de viagens desde 2004. Comanda o blog Blush Viajante desde 2013, onde divide as suas experiências e auxilia os viajantes abordando os mais diversos temas do universo turístico. Tem alguma dúvida? Que ler sobre um tema em especial? Mande-nos sua pergunta, crítica ou sugestão para: [email protected]. E se sentir saudades, ela está no Youtube postando vídeos 1 vez por semana, no canal BlushViajante.

P.I.D – O que é e onde usar?

11 . dezembro . 2014

Hey!

Como vai você?

Conforme o prometido, vim explicar o que é essa tal de PID. Calma, calma! Não é  M.I.B é P.I.D. kkk

PID – É a carteira internacional de habilitação que também poderá ser solicitada e é obrigatória nos países que fazem parte do tratado de reciprocidade da Convenção de Viena. Mas só terá validade se apresentada junto à carteira de habilitação original do país de procedência, ou seja, não adianta tentar fazer se já não for habilitado.

Então, vamos a explicação para quem mora no Estado do Rio de Janeiro, para quem não mora, procure o departamento de trânsito de sua cidade.

Documentos necessários:

  • original do documento de identificação contendo o registro da naturalidade (preferencialmente carteira de identidade);
  • original da Carteira Nacional de Habilitação;
  • original do comprovante de pagamento da taxa de serviço (Duda): (cod.:204-6) R$ 107,72.
  • original do passaporte (somente se o país de destino tiver como pré-requisito a apresentação do passaporte).

OBSERVAÇÃO:

Se você pagar o Duda em dinheiro, o serviço será agendado após 24 horas. Se for pago com cheque, somente seis dias depois.

PROCEDIMENTOS:

  • Pagar a taxa de serviço;
  • Agendar a entrega da documentação pelo site do Detran-RJ (clique aqui) ou pela Central de Atendimento. O agendamento, pela Central de Atendimento: 0800-0204041 (serviço gratuito somente para o interior) ou 3460-4040, 3460-4041 e 3460-4042 de segunda a sexta, das 6h às 24h e aos sábados das 8h às 18h;
  • Comparecer ao posto no dia e horas marcados, com a documentação necessária.

OBSERVAÇÃO:

  1. Caso a CNH do cliente esteja vencida, será preciso solicitar o serviço de Renovação do documento antes da emissão da PID.
  2. O cliente que possui carteira sem foto deve solicitar um novo documento, com foto, conforme modelo atual, antes da emissão da PID.
  3. Antes de solicitar a PID, o condutor com CNH emitida em outro estado do Brasil deve providenciar, no próprio Detran-RJ, a transferência do cadastro para o estado do Rio de Janeiro. Depois de concluída a transferência, o próximo passo é requerer a emissão de nova CNH pelo Detran-RJ. Em seguida, o motorista pode solicitar a PID.
  4. A PID é a cópia fiel da CNH. Caso o condutor necessite alterar algum dado da carteira nacional, será preciso, primeiro, solicitar a atualização da CNH por meio do serviço de Alteração de Dados.
  5. A PID não substitui a CNH em território Nacional.

Clique aqui para ver a lista dos países que solicitam a PID.

Fonte: Detran-RjUm abraço!Ive Dorado.

Quem escreve: Ive Dourado é turismóloga, formada pelo Colégio Realengo e Universidade Estácio de Sá. Na ativa como consultora de viagens desde 2004. Comanda o blog BlushViajante desde 2013, onde divide as suas experiências e auxilia os viajantes abordando os mais diversos temas do universo turístico. Tem alguma dúvida? Que ler sobre um tema em especial? Mande-nos sua pergunta, crítica ou sugestão para: [email protected]. E se sentir saudades, ela está no Youtube postando vídeos 1 vez por semana, no canal BlushViajante.

Newsletter

Fique por dentro das novidades do blog! Assine abaixo e receba as atualizações direto no seu e-mail!

Blush Viajante - Todos os Direitos Reservados - Copyright © 2024