Olá meus queridos viajantes!
Em algum momento de sua vida, você já viu em algum site ou revista uma imagem conforme esta abaixo com certeza, mas você sabe o que seria isso?
* O que é a Aurora Boreal?
Assim como outras lindas “magias da natureza”, A Aurora Boreal é um fenômeno de luzes e cores vibrantes que dançam no céu formando um lindo espetáculo que deixa qualquer um impressionado. Normalmente as cores dominantes são verdes e vermelhas.
*Como são formadas?
O núcleo da Terra exala um campo magnético que se sobressai principalmente em regiões frias. O sol por sua vez está constantemente eliminando no ar partículas de energia. Quando se aproximam os elétrons dos ventos solares e os átomos do campo magnético da terra se atraem absorvendo um ao outro. Quando isto ocorre os átomos devolvem a energia em forma de luz.
*Porque as luzes “dançam”?
A intensidade das luzes depende da quantidade de energia num local especifico. Conforme os elétrons mudam de lugar por atração conforme a sua energia, as luzes também mudam assim como suas cores. É tudo intensidade.
* Porque do nome?
Recebeu esse nome de ninguém menos que Galileu Galilei, que resolveu homenagear a belíssima Aurora, deusa romana do amanhecer e seu filho Bóreas, que segundo a mitologia Romana, seria regente dos ventos do Norte.
* Porque verde e vermelho?
O verde ocorre mais comumente quando os elétrons entram em contato com o oxigênio, e o vermelho é quando entra em contato com o nitrogênio. Às vezes também ocorre a cor azul em contato com o hidrogênio.
* Onde e quando encontrá-las?
As Auroras Boreais costumam aparecer de Setembro a Outubro e de Março a Abril, é possível ver esses fenômenos na Noruega, Suécia, Finlândia, Islândia, Alasca, Canadá, Groenlândia, Escócia, Rússia, Ilhas Faroé… E em outros locais frios.
* Além do Polo Norte…
A Aurora Boreal é especifica do Polo Norte. No polo Sul é chamada de Aurora Austral. É formada pelo mesmo motivo e pode ser vista na mesma época da Aurora Boreal, entretando não é tão famosa por ser difícil aguentar o frio intenso nos locais onde são vistas.
* Curiosidades…
Existem pessoas que largaram tudo para dedicar suas vidas a viver em temperaturas de no máximo 10 graus, para poderem “caçar” Auroras Boreais. Algumas delas fazem parte de instituições especializadas em caça e estudo delas. Sua dieta local é de carne de foca.
* Cinturão de Aurora
As Auroras se espalham em forma oval pelos polos, formando o Cinturão de Aurora.
* Outras curiosidades….
Esses fenômenos também podem ser encontrados nos planetas de Júpiter, Saturno e Marte.
Lindíssimo não é?! E aí, já arrumou sua mala?!!!
Um super beijo,
Ive.
* Colaboração: Larissa.