5 dicas sobre viajar de trem pela Europa

30 . março . 2014

Olá meus viajantes queridos!!!!

A dica hoje é para que quer desbravar os trilhos da Europa…

1) Bagagem
Ao viajar de trem a sua mala será como um bichinho de estimação que andará sempre grudada com você. Aqui a mala vale cada quilo que pesa. Dê preferência as de rodinhas. Mais um motivo para pensar bem o que vai levar na mala são os espaços para bagagem no trem. Nem todos os trens têm lugares para bagagens maiores. Geralmente é um maleiro pequeno acima da cabeça, um espaço entre vagões ou um espaço entre os assentos. Por isso, faça sua mala de forma inteligente e num tamanho razoável. Dicas de arrumação da mala neste post: Arrumando a mala

2) Lugar para bagagem na estação

Às vezes queremos apenas passar o dia em uma cidade e seguir para um outro destino no mesmo dia. E aí, o que fazer com a bagagem? A maioria das estações de trem na Europa têm serviço de guarda-volumes. Geralmente são self-service e alguns podem ser pagos até com cartão de crédito.

3) Sempre que possível faça reserva

A reserva de assento garante sua tranquilidade na viagem. Caso já saiba o dia e o período que pretende viajar, consulte as opções de horários para aquele trecho desejado. Os preços das reservas variam bastante e para alguns trens, como os trens de alta velocidade, elas podem ser caras e obrigatórias. Mas para outros, são apenas alguns euros que compram a sua tranquilidade.

4) Comida a bordo

Nem todos os trens têm vagão-restaurante ou snack bar e a qualidade também pode variar bastante, mas uma coisa não varia: os preços que geralmente não são muito convidativos. Uma opção é trazer o seu próprio lanche. Caso viaje de 1ª classe, alguns trens como na Espanha, Alemanha e o França oferecem café, chá e em alguns casos, snacks ou refeições.

5) Dormindo no trem

Muitos trechos de longa distância, possuem opção de viajem noturna. As cabines podem ser individuais, compartilhadas ou também existem as poltronas reclináveis. Em alguns casos, como no trem-hotel de Lisboa para Madri, existe banheiro privativo e chuveiro na cabine. Dessa maneira você economiza uma noite de hotel e ganha um dia a mais para passear na cidade. As reservas de assento em trens noturnos são sempre obrigatórias.

Lembre-se: existem bilhetes e passes de trens para todos os gostos e bolsos. Não espere a mesma qualidade de trens em todos os países. A diversidade européia se reflete na sua rede ferroviária. A maior dica que se pode dar é planejar muito bem e fazer as contas para saber qual opção é mais vantajosa.

Mil beijos

Ive Dourado

Práticas que todo viajante deve adotar…

29 . março . 2014

Olá pessoal!

O post de hoje é sobre dicas de práticas que devem ser aplicadas antes, durante e depois da viagem para evitar surpresas! Boa leitura…

1. Confirmar se todos os serviços descritos no voucher estão de acordo com o contratado em sua confirmação de reserva (documento fornecido no ato da contratação do pacote de viagem), bem como a escrita dos nomes e sobrenomes.

2. Confirmar suas passagens aéreas sempre com 72 horas antes do embarque.

3. Colocar as etiquetas de identificação dentro e fora das malas.

4. Apresentar-se no aeroporto no mínimo 3 horas antes de seu embarque internacional e 2 horas antes de seu embarque doméstico.

5. O check-in nos hotéis somente é liberado após às 15 horas, assim como o check-out deverá ser feito até as 12 horas. Dependendo da disponibilidade dos hotéis o horário do check-in poderá ser antecipado assim como o horário do check-out poderá ser antecipado ou prorrogado e alguns países.

6. É de praxe ser pedido na recepção uma cópia de seu cartão de crédito; isto não quer dizer que sua reserva não está paga. Serão debitadas somente suas despesas extras.

7. Para sua segurança, caso seja feito algum cancelamento em seu roteiro, faça-o por escrito e pegue o número deste cancelamento, bem como o nome e assinatura de quem o efetuou.

8. Saindo do hotel antes da data prevista, solicite o encerramento de sua conta verificando se nela consta a data e o horário de sua saída.

9. Confirmar o horário de seu traslado de saída com o receptivo local na noite anterior a sua partida.

10. Em seu voucher do receptivo consta o nome e o número de telefone do seu agente local. Qualquer dúvida ou mudança da programação ligue pra ele.

ATENÇÃO:

Os bilhetes emitidos com tarifa operadora (promocional) não são passíveis de endosso e somente terão validade para o dia, vôo e horário neles marcados. Qualquer alteração de horário e itinerário, dependerá da aprovação da empresa aérea transportadora e estará sujeita as condições por ela impostas, inclusive ao pagamento de taxas e multas.

DOCUMENTAÇÃO DE VIAGEM:

O passageiro é inteiramente responsável pela obtenção dos documentos necessários para a viagem, devendo, se internacional, possuir passaporte, devidamente legalizado com validade mínima de seis meses e com os respectivos vistos consulares em dia.

EMBARQUE INTERNACIONAL

a)     Brasileiros e estrangeiros: passaporte, vistos, vacinas quando solicitados no país de destino e/ou escala. Informe-se na Embaixada ou Consulado do país e destino sobre validade mínima para o passaporte e a necessidade de vacinas.

b)     Para viagens pelo MERCOSUL (Argentina, Uruguai, Paraguai, Chile, Venezuela,Equador, Colômbia e Bolívia), os brasileiros poderão viajar apresentando somente a carteira de identidade civil – fornecida pelas Secretarias de Segurança Estaduais ou Distrito Federal, vale ressaltar que a mesma deverá possuir no máximo 10 anos de expedição, estar em ótimo estado de conservação e com foto que identifique, com clareza, o portador… (Inclusive os menores de idade)

c)      IMPORTANTÍSSIMO: carteiras funcionais como OAB, CREA, CRM, militares, de motorista, entre outras, não são válidas para viagens ao exterior e travessia de fronteiras.

d)Seguro viagem

EMBARQUE NACIONAL

1. Passageiros Brasileiros:

a)Passaporte Nacional

b)Carteira de Identidade

c) Cartões de identidade expedidos pelos Ministérios e Órgãos subordinados ao Presidente da República,incluindo os comandos da Marinha, Exército, Aeronáutica e Ministério da Defesa.

d) Carteira nacional de habilitação

e) Carteira profissional emitida pelos conselhos de classe com fotografia

f) Carteira de trabalho


Menores de idade:

Autorização para Menor Viajando Desacompanhado – menores até 12 anos precisam de autorização para viajar desacompanhado em vôos nacionais. A autorização é dispensada se ele viajar acompanhado por: a) qualquer dos pais; b)pessoa comprovadamente titular de sua guarda ou tutela; c) irmãos, tios, avós e bisavós) devidamente documentados;d) pessoa maior de 21 anos portadora de autorização dos pais ou responsáveis. Em geral pessoas entre 12 e 18 anos, quando desacompanhadas podem viajar e vôos nacionais mediante apresentação de certidão de nascimento e/ou carteira de identidade original. Há variação de acordo com os Juizados de menores de cada comarca. Por isso antes de decidir viajar, o passageiro deve informar-se sobre o assunto.

Menores de 18 anos viajando desacompanhados para o exterior precisam de autorização judicial dos pais, por escrito e com firma reconhecida em cartório, para o embarque. Caso esteja viajando somente com um dos pais, será necessária a autorização do outro que não está viajando. Maiores e 12 anos quando desacompanhados, deverão ser mantidos sob a guarda de funcionários da empresa aérea, tanto em terra quanto a bordo. OBS.: No caso de haver um dos pais falecido, deverá apresentar  certidão de óbito original. O novo passaporte, de cor azul, não traz a informação de filiação do viajante. Portanto, para os menores de idade, viajando ou não acompanhados dos pais, além de passaporte válido, é necessário apresentar no check-in o RG e/ ou certidão de nascimento original. Isso é imprescindível!

É importante verificar a documentação necessária dada a variação normativa a este respeito. Consulte sempre o seu agente de viagens, ele está apto para esclarecer qualquer dúvida.

 Espero que as dicas sejam de grande ajuda nas suas próximas viagens. Um super beijo e uma ótima noite de sábado!

Bibi (Ive Dourado)

Entrevista de emprego – principais erros

06 . março . 2014

Olá pessoal!

O carnaval passou, que peninha:(, mas agora é hora de agir. Após o carnaval começa a temporada de caça ao emprego ideal, então, dá uma olhada na matéria super interessante que peguei na net para mostrar para vocês!

Veja os erros mais bizarros cometidos em entrevistas:
1) Candidato advertiu que o entrevistador tinha tomado muito tranquilizante e que sua entrevista não foi um indicativo da sua personalidade
2) Candidato agiu como um personagem de Star Trek
3) Candidato agiu como se estivesse respondendo a um telefonema para uma entrevista com um concorrente
4) Candidato chegou se movimentando porque ia para uma corrida após a entrevista
5) Candidato pediu um abraço
6) Candidato tentou gravar a entrevista secretamente
7) Candidato levou álbum com fotos pessoais
8) Candidato chamou a si mesmo de seu herói pessoal
9) Candidato ficou verificando o Facebook durante a entrevista
10) Candidato colidiu seu carro no prédio da empresa
11) Candidato mostrou seus dentes enquanto discutia os benefícios odontológicos
12) Candidato manteve os fones de ouvido do iPod durante a entrevista
13) Candidato incendiou o jornal do entrevistador quando ele pediu pra ser impressionado
14) Candidato disse que questionou a paternidade de sua filha
15) Candidato queria saber o telefone da recepcionista, porque estava gostando dela

Veja os erros mais comuns durante as entrevistas:
1) Parecer desinteressado (55%)
2) Usar roupas inadequadas (53%)
3) Parecer arrogante (53%)
4) Falar negativamente sobre do empregador atual ou do anterior (50%)
5) Atender o celular ou enviar mensagens de texto durante a entrevista (49%)
6) Parecer desinformado sobre a empresa ou cargo (39%)
7) Não apresentar exemplos específicos (33%)
8) Fornecer muitas informações pessoais (20%)
9) Fazer perguntas pessoais para o contratante (17%)

Apesar de a comunicação envolver muito mais do que simplesmente as palavras, alguns candidatos acabam esquecendo que a linguagem corporal pode passar impressões erradas.

Veja os erros de linguagem corporal:
1) Deixar de fazer contato com os olhos (70%)
2) Não sorrir (44%)
3) Má postura (35%)
4) Mostrar-se inquieto (44%)
5) Brincar com alguma coisa em cima da mesa (29%)
6) Aperto de mão muito fraco (27%)
7) Cruzar os braços sobre o peito (24%)
8) Brincar com o cabelo ou ficar tocando o rosto (24%)
9) Usar muitos gestos
10) Aperto de mão muito forte (5%)

Pessoal, então não vamos dar mole!!!

Super beijo e boa sorte!

Bibi (Ive Dourado)

 

 

 

 

 

 

Acabou o carnaval!!! Snif…. #SQN – Feriados de 2014

05 . março . 2014

Olá!

Acabou o carnaval, mas não fique triste!! Programe o que vai fazer nos próximos feriados! Ah, sim! Tem mais, muito mais!

primeiro semestre será ótimo, a Semana Santa e o 21 de abril caem juntos – e para quem é carioca o dia 23 (São Jorge), também -, com descanso garantido de quatro dias consecutivos. Isso sem falar na Copa, onde em muitas cidades alguns dias serão decretados feriado. 

FERIADOS 2014

18/04/14 (sexta-feira) – Paixão de Cristo
21/04/14 (segunda-feira) – Tiradentes
23/04/14 (quarta-feira) – São Jorge (Rio de Janeiro)
01/05/14 (quinta-feira) – Dia do Trabalho
19/06/14 (quinta-feira) – Corpus Christi
07/09/14 (domingo) – Independência do Brasil
12/10/14 (domingo) – Nossa Senhora Aparecida
02/11/14 (domingo) – Finados
15/11/14 (sábado) – Proclamação da República
25/12/14 (quinta-feira) – Natal
31/12/14 (quarta-feira) – Réveillon – não é feriado, mas antecede o feriado do dia 01 de janeiro, e muita gente não trabalha!

Aproveite e fale logo com seu agente de viagens!!!

Beijos, Bibi (Ive Dourado)

Com que roupa eu vou? Lugares quentes.

03 . março . 2014

Olá galera!

No outro post falamos sobre roupas adequadas para lugares frios (clique aqui!), hoje vamos falar de roupas para lugares quentes…

Importante:

Se a sua pele estiver ardendo, preste atenção ao risco de insolação. O sintomas da exposição exagerada ao sol são:

– febre alta
– ausência de suor
– pele muito vermelha
– confusão mental

Em caso de insolação, é recomendável procurar rapidamente um médico. Mas nesse meio-tempo, ache um local fresco, tire as roupas que retenham o calor, com: meias, sapatos e chapéu e tome uma ducha ou banho morno para baixar a temperatura (não pode ser gelado). Se a dor de cabeça durar por mais de 1 hora, recorra a remédios naturais, como compressas de lavanda ou hortelã, também pode colocar fatias de pepino ou batata sobre a testa. Mas procure um médico, hein!

Não seja vítima do sol escaldante. O que levar:

– roupas de linho ou algodão, que são leves
– leve chapéu ou boné
– óculos de sol
– biquíni
– canga ou toalha de praia
– protetor solar – fator 30 no mínimo e o labial, fps 15
– hidratante labial e corporal
– desodorante sem álcool
– chinelo e sandálias baixas

O que fazer:

_ proteja a pele, a cabela e os olhos dos raios solares
– se cobrir ao passar de um lugar quente para um frio
– beber muito líquido, mas sem estar gelado
– comer muitas frutas (melancia, morango, melão…), legumes e verduras (tomate, cenoura, alface…) . Procure fazer refeições leves.

Evitar:

– roupas muito justas
– atividade física intensa
– sair para caminhar debaixo do sol entre 10 e 16hs
– entrar em um carro estacionado embaixo do sol. Sempre abra todas as janelas e cuidado para não se queimar no banco, caso seja de couro.

Para dar uma olhada na lista completa de itens, dá uma espiada no nosso post: Como arrumar a mala!

Beijos mil!!!!

Bibi (Ive Dourado)

Newsletter

Fique por dentro das novidades do blog! Assine abaixo e receba as atualizações direto no seu e-mail!

Blush Viajante - Todos os Direitos Reservados - Copyright © 2024